WORKSHOP INTERNACIONAL DA SEMANA DA LUZ I
LABORATÓRIO DE EXPERIMENTAÇÃO

O Workshop Laboratório de Experimentação oferecerá aos participantes uma coleção de exercícios e momentos como oportunidade de aprofundamento no entendimento da luz e da iluminação a partir de uma abordagem não-convencional, dando protagonismo à escuridão e à simplicidade. O ponto de partida será sua locação, que permite uma visão ímpar do skyline da cidade de São Paulo a partir de um ambiente onde imperam a escuridão e o silêncio.

Serão trabalhados, dentre outros, os temas relacionados a iluminação low-tech com high-emotional impact em atividades desenvolvidas e conduzidas por nossa convidada internacional, a artista e lighting designer Aleksandra Stratimirovic, em colaboração com as arquitetas e lighting designers Diana Joels e Fernanda Carvalho.

ALEKSANDRA STRATIMIROVIC

Aleksandra Stratimirovic é artista e com especial interesse em luz. Formada em Artes Aplicadas e Design na Universidade de Artes em Belgrado, completou seus estudos em lighting design na Konstfack, University College of Arts, Crafts, and Design and KTH – Royal Institute of Technology em Estocolmo, Suécia.

É premiada internacionalmente e ativa no mundo da light art, com experiência profissional de mais de 20 anos nesta área. Sua principal vocação é em instalações de arte em locais específicoss, muitas vezes caracterizadas pelo delicado uso da luz.

Seus trabalhos estão instalados em diversos locais públicos e em instituições na Suécia e ao redor do mundo, como hospitais, escolas, estações de trem e áreas residenciais. Nos últimos anos, suas obras foram incluídas em exposições no Museu Guggenheim em Nova York, Konstnärshuset em Estocolmo, Jardin du Palais Royal em Paris e em várias exposições de arte em Londres, Amsterdã, Ljubljana, Belgrado, Tóquio, Osaka, Verona e Cingapura.

Junto à sua carreira artística Aleksandra está ativamente envolvida em doversas organizações relacionadas à luz, sendo uma das fundadoras do Transnational Lighting Detectives , fundadora e diretora artística do evento Belgrade of Light em Belgrado, Sérvia, co-fundadora do Lighting Guerrilla em Ljubljana. , Eslovénia e membro do conselho da Swedish Lighting Designers Society. Recentemente oi nomeada curadora e diretora artística do Skopje Light Art District 2019 na região norte da Macedônia.

Seu estúdio está localizado em Estocolmo, na Suécia.

IDIOMA: esse workshop será ministrado em inglês.
Apesar do apoio e suporte das facilitadoras bilíngues (Diana e Fernanda), o domínio do idioma é importante para participação nessa atividade, pois não haverá estrutura de tradução simultânea.

13/08, terça-feira: das 19hs às 22hs
14/08, quarta-feira: das 10hs às 18hs
Carga horária total: 10 horas
Inclusos: 3 coffee-breaks, sendo 1 na noite de terça-feira e 2 na quarta-feira.
O almoço de quarta-feira corre por conta dos participantes.